terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2


Bem pessoas, sei que já postei hoje, mas não pude me conter depois de assistir essa maravilhosa obra de arte hoje. Aqui vai então uma resenha amadora e nada profissional.

Boa parte das pessoas está com aquela clássica pergunta sobre continuações na cabeça: Será que é tão bom quanto o primeiro?. Bem, não posso falar por todos, mas acredito que a grande maioria que assistir vai concordar comigo. Não só tão bom quanto, mas muito melhor. E isso em todos os sentidos. O filme está muito mais complexo, muito mais trabalhado e inteligente. Isso sem falar na emoção que os persongens nos trazem. Só para exemplificar foram duas vezes durante o filme que eu senti um nó na garganta de tristeza e três vezes em que nõ só eu, mas como todo o público aplaudiu o filme. Sendo que a últim vez, nos créditos,os aplausos se deram de pé.

É claro que o filme é recheado de ação por todos os lados, mas o mais importante é realmente a história. Se você achou que o primeiro já foi de explodir cabeças do início ao fim, não imagina o que essa maravilhosa continuação traz. Tudo é explorado: a história do Rio, as milícas, intrigas políticas, corrupção, e novamente a vida particular do ex-capitão(agora coronel) Nascimento, que está mais motherfucker do que nunca, lutando contra um inimigo maior do que poderia imaginar.

Uma coisa que achei bem interessante é que esse filme fugiu um pouco de seu antecessor colocando o Bope como um "personagem secundário" na trama, que chega até a ser manipulável e estar sujeito falhas, para dar mais espaço e importância para as corrupções e tramas dos personagens. O Bope em si está mais humano, o que é muito bem refletido no personagem André Matias. Não vou falar nada da história do filme pois surpresa total é bem melhor(por isso eu evito de assistir trailers), então corram para os cinemas para descobrirem o que se passa nessa fantástica obra de arte.


As atuações estão impecáveis. Wagner Moura transmte tudo aquilo que seu personagem é e representa: Solidão e conflito. André Ramiro mostra a rebeldia e determinção fora de série, ao mesmo tempo que é enganado, tornando ele mesmo e até o Bope uma peça no teatro da corrupção. Tudo isso torna esse não só um filme marcante, mas um dos melhores filmes que eu já vi na vida.

Dei uma procurada para postar aqui pra vocês a sinopse do filme, mas cheguei a conclusão de que ela não chega aos pés do que o filme é. Parece extremamente boba diante da grandeza da obra, mas mesmo assim aqui está para os curiosos.

Sinopse
2010. Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

A conclusão a que cheguei faz um tempo está se provando cada vez maiscorreta: O cinema brasileiro está melhorando cada vez mais, se renovando e ganhando espaço no coração do povo, que até pouco tempo só via o preconceito. Eu tenho alguns amigos que estão interessados pela área do cinema, e para esses eu digo, não há hora melhor de correr atrás deste sonho do que agora.

Se alguém já assistiu e quer ver denovo por favor me chame. E se você ainda não assistiu corra parao cinema. E por favor me chame.

2 comentários:

saam. disse...

Eu quero assistir mais não tem ingresso, comofas? =(

Unknown disse...

quero muitooo assistir! tá todo mundo falando que é muito bom. só não tenho grana nem tempo pra ir no cinema. /;