sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Significado. O que essa palavra significa pra você?
De vez enquando eu fico pensativo sobre algumas coisas, resolvi que quando eu estiver assim vou esteriorizar esses pensamentos, por mais idiotas ou bobos que eles sejam aqui. Hoje em especial eu vou postar sobre um assunto sobre o qual eu conversei com meu psicólogo pouco tempo atrás. Gosto bastante dele, das consultas aprendo bastante filosofia e suas aplicações. Sem me enrolar mais vamos ao ponto.
Qual não é a importância do significado nas nossas vidas? Em qualquer coisa colocamos um rótulo e uma infinidade de significados, sejam eles bons ou ruins, mas a partir do momento em que fazemos isso o objeto se torna parte do nosso universo, podendo então nos afetar direta ou indiretamente. Vou ilustrar essas palavras com uma pequena estória contada a mim. Reproduzi-las-ei:
Eu estava estudando para uma prova que teria no dia seguinte em um antigo galpão. Foi quando de repente escutei um irritante barulho de inseto. BZZZ BZZZ BZZZ. Avistei ao longe uma Desejei que ela não viesse em minha direção, é claro, se isso ocorrese eu teria que pisar nela e matá-la, talvez para evitar que ela se levantasse e voasse em para cima de mim, talvez para impedi-la de subir na minha perna ou talvez fosse apenas por nojo. De qualquer forma eu me sentiria obrigado a matá-la e sujaria, além do chão, os meus sapatos com aquela gosma nojenta. Foi quando ela estava chegando perto, fazendo-me me preparar, que um grande calango sai de um canto escuro do galpão e engole de uma vez o grande inseto. E meus tênis ficaram limpos.
Meu psicólogo me contou esta estória para ilustrar o que estou falando. Nós damos muito significado as coisas, era apenas uma pariposa ora bolas, se eu estivesse faminto no mar e uma mariposa pousasse na minha jangada eu a comeria sem me importar com o que significa, estaria um pouco mais a salvo da fome. Mas para mim, naquele momento a mariposa grande e carnuda refletia nojo, enquanto que para o calango era apenas comida, e só.
Esta observação mais crua é chamada de Fenomenologia, uma ciência que tira completamente o significado das coisas. "Seu pai traiu sua mãe com outra? Bem, ele era apenas um homem que decidiu ter outra parceira sexual que não fosse a habitual.", "Você tem uma importante prova de vestibular chegando e precisa estudar porque isso pode mudar sua vida? Bem, é apenas uma folha de papel que vai julgar o que você sabe de determinados assuntos.".
Não estou dizendo que dar significado é errado e as pessoas deveriam banir de vez das suas vidas, mas a fenomenologia poderia ser direcionada, fazer as pessoas enxergarem grandes problemas atrávés desoluções mais simples. Algumas pessoas dão significado demais às coisas e muitas vezes esse ato as deixa doentes, obcecadas, o que pode ser controlado através deste método.
Sei que esse post parece um pouco diferente dos outros, na verdade todos os meus posts serão diferentes, escreverei o que estiver com vontade de escrever, mas estou postando isso em específico porque me ajudou a ver algumas coisas de forma um pouco diferentes e se um dia eu estiver perdido novamente posso reler meus velhos arquivos e relembrar de algumas coisas, também espero poder ajudar os poucos leitores que tenho, fiéis ou não ao blog a passar por certas dificuldades, então de vez enquando escreverei sobre filosofia e sua arte.
Que significado seus problemas tem pra você? São eles complicados de mais ou será você que os está complicando? Não tenha medo de resolvê-los e ir atrás do que você acha certo. Corra atrás de um significado positivo e fuja do que faz mal. Só você pode selecionar o que vai afetar ou não sua vida. Você é dono de seu próprio universo. Dono de um universo de significados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário